Terapia Regenerativa para Artrose no Quadril

Terapia Regenerativa para Artrose no Quadril

Tempo de leitura: 7 minutos

Terapia Regenerativa para Artrose no Quadril: Realidade ou Mito?

Há muitos anos a Ortopedia do mundo todo vem buscando opções de tratamento alternativo ao que seria a última opção terapêutica para a Artrose no Quadril. Neste cenário a Terapia Celular para Artrose de Quadril vem ganhando cada vez mais espaço. Desde o início da minha vida como Médico Ortopedista, sempre ouvi que a Artrose não tem cura, não havia nada que pudesse frear o processo e que a prótese era inevitável. O tratamento conservador com fisioterapia, muitas vezes era orientado como uma medida paliativa para o tratamento dos pacientes com artrose, visando melhorar a dor muscular ao redor da articulação.É importante deixar claro que a artrose leva a um bloqueio mecânico do movimento e a fisioterapia de forma isolada não consegue transpor essa limitação ou tratar a dor no quadril.

“TENTEI DE TUDO ANTES DE COLOCAR A PRÓTESE”. Quantas vezes já ouvi isso? Inúmeras vezes! Mas será realmente que a fisioterapia e os medicamentos via oral significam o ¨TUDO¨?  Claro que NÃO!!!!!

Hoje vejo com clareza, que a busca por tratamentos alternativos durante minha especialização fora do Brasil, não foi em vão, principalmente com a incorporação das técnicas Preservadoras tais como a Artroscopia de Quadril,  a Terapia Celular Regenerativa e a Viscosuplementação, dentre as possibilidades terapêuticas para a Artrose do Quadril. É importante deixar claro que as medidas de preservação articular estão diretamente ligadas ao estágio evolutivo da patologia.

Vamos aqui conversar sobre a Terapia Celular para o tratamento da Artrose de Quadril, em particular, o PRP – Plasma Rico em Plaquetas. Esta é uma técnica que ainda está em estudo nos grandes centros de tratamento nos EUA e Europa, principalmente com ênfase no tratamento da Artrose nas diversas articulações, incluindo aqui a articulação do quadril. Avanços importantes já podem ser observados com o uso do PRP em diversas patologias não articulares, como tendinites, lesões musculares e lesões ósseas ( Pseudoartroses e Osteonecrose). O grande benefício deste tratamento, de forma preliminar, está em aliviar os sintomas álgicos (diminui a dor), melhorando assim a qualidade de vida.

Vamos então refletir. Como o paciente avalia o resultado de um procedimento, seja ele cirúrgico ou não? A resposta que mais ouço no consultório é ¨ Se eu ficar sem dor, conseguir dar uma caminhada e não precisar tomar remédio ou sentir dor…¨ ou ¨Se eu conseguir dormir e não acordar pela dor…¨. A minha leitura então é que a melhora para um paciente acometido por artrose é subjetiva, está intimamente ligada a melhora da dor e de sua qualidade de vida. Neste sentido a Terapia Celular Regenerativa deve ser considerada como uma opção no rol de possibilidades terapêuticas ao tratamento de artrose do quadril.

Ao avaliarmos os trabalhos, de forma geral, encontramos uma falta de padronização dos métodos, podendo ser essa a causa dos resultados ainda não conclusivos de alguns estudos no que se refere ao tratamento com PRP. Com isso muitos colegas ortopedistas olham com descrédito para esta terapia. No entanto, não podemos fechar os olhos para os inúmeros casos de sucesso que diversos colegas do mundo inteiro vem mostrando de forma isolada.

É importante citar que apesar de ainda em estudos, seu uso é amplamente difundido no meio esportivo, sendo de tempos em tempos tema de matéria jornalística como estas AQUI do Globo Esporte. Só para citar nomes, Rafael Nadal, Kobe Bryant, Lionel Messi, Tiger Wodds dentre outros, inclusive jogadores da seleção Brasileira de futebol, já utilizaram esse tratamento para a recuperação mais rápida de suas lesões articulares e musculares.

Veja mais uma reportagem muito interessante relacionada ao PRP no tratamento de atletas aqui no Brasil. Este vídeo que data de 2010, o meu amigo Dr. Carlos Henrique Bittencourt, um dos precursores desta terapia no Brasil, já explicava os benefícios deste tratamento, mostrando alguns de seus casos. Assista a reportagem do Globo Esporte na íntegra logo abaixo:

 

O interessante é que, mesmo ainda sem resultados conclusivos, existem muitos centros de terapia regenerativa nos EUA e no mundo, o que vem estimulando debates na utilização da Terapia Celular nos simpósios e congressos somente sobre esse tema. Veja abaixo algumas referências:

  Centros de Tratamento com Terapia Celular no mundoCentros de Tratamento com Terapia Celular no mundo 1Centros de Tratamento com Terapia Celular no mundo 2

PLASMA RICO EM PLAQUETAS – PRP

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril 03
Preparação do PRP após coletado o sangue.

As plaquetas fazem parte do sangue e estão comumente relacionadas à formação do coágulo após as lesões dos vasos. Entretanto, estudos recentes revelam que possuem “fatores de crescimento” que atuam como  sinalizadores para a cicatrização tecidual além fatores que regulam o processo inflamatório local.

O PRP ou CFC ( Concentrado de fatores de crescimento) é o plasma com altas concentrações de plaquetas, cerca de 3 a 5 vezes maior do que o encontrado na corrente sanguínea. E tal fato se deve ao mecanismo de preparo do sangue, que primeiramente é retirado do paciente, e então as plaquetas são separadas das outras células e amplificadas através do processo de centrifugação do sangue.

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril 01

O Plasma Rico em Plaquetas é aspirado, podendo ser ativado ou não, e então aplicado no local determinado, que pode ser articulação, tendão ou músculo. Nos dias atuais vejo a ativação extracorpórea com um fator para liberação dos fatores não na articulação mas no tubo de ensaio, gerando uma perda hipotética de ação, além de estar relacionado a um relato de dor articular reacional maior do que nos pacientes que receberam o PRP sem ativação. É importante frisar que todo o processo é realizado com todas as medidas de assepsia e controle de infecção.

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril 04

Com isso podemos tratar diversas lesões musculares e tendíneas, acelerar a recuperação dos atletas, melhorar a biologia da cartilagem após a artroscopia. Outra opção na área da cirurgia do Quadril é no tratamento das bursites e tendinopatias dos glúteos.

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril 05

Trabalho publicado na AAOS 2014 que comparou o PRP com corticóide, demonstrando que o PRP é superior na melhora clínica e funcional e maior tempo de recidiva dos sintomas. Existem poucos trabalhos na literatura, mas, sem dúvida, promissores.

Esse tipo de terapia oferece uma possibilidade no tratamento não cirúrgico da artrose. Trabalhos recentes demonstram que a terapia com PRP é superior a outras infiltrações no tratamento da artrose, impulsionando a formação de colágeno e cicatrização da cartilagem.

O tratamento pode ser realizado no próprio consultório, através da infiltração guiada por ultrassom e anestesia local, ou no centro cirúrgico, com auxílio de anestesia venosa, em casos específicos.

Tratamento Não Cirúrgico da Artrose de Quadril 02

Em países como Estados Unidos a utilização do PRP é bem difundido e alguns médicos se tornaram especialistas em Tratamento com terapia regenerativa. Veja o vídeo abaixo de uma infiltração como PRP.

 

Vejo esse tratamento com grande entusiasmo, que apesar de ainda em avaliação, vários trabalhos estão sendo publicados a cada ano, com resultados surpreendentes não somente no tratamento das lesões tendíneas e musculares, mas principalmente, como uma alternativa não cirúrgica, segura e sem efeitos colaterais, para o tratamento da Artrose do Quadril.

 

Dr. Bruno Tavares Rabello

Especialista em Artroscopia do Quadril pela AANA

Membro titular da ISHA/ICRS

 

PS: Se você achou interessante este artigo e acha que pode ajudar outras pessoas, CLIQUE AQUI ABAIXO e compartilhe nas redes sociais. Algum paciente com dor pode ficar-lhe grato pelo favor de aliviar o seu sofrimento.

77 Comentários


  1. Moro em Santos e tenho uma displasia no quadril direito, onde detectei em 2013 e só vem se agravando. Hoje uso muleta para apoiar a perna direita, porque senao dói para andar sem muleta. Gostaria de saber se há algum tratamento que possa fazer sem ser a cirurgia.

    Responder

  2. Boa tarde Dr. Bruno,

    Tenho 54 anos e sempre pratiquei atividades, sobretudo futebol. Fui diagnosticado com Coxartrose (IFA) mas ainda que “bilateral”, apenas no quadril esquerdo tenho os sintomas.
    Não cogito artroplastia e por isso fiz um tratamento alternativo (PST) com resultados interessantes, mas ainda cedo para avaliar.
    Gostaria de saber se o senhor tem experiência em Terapia Celular Regenerativa (celulas tronco) e se Sim, quais os resultados práticos nos casos de artrose severa.
    Igualmente queria saber se o senhor atende por Telemedicina.
    Obrigado

    Responder

  3. boa tarde Dr.
    sou de sao jose dos campos
    vc me indacaria alguem especifico desta area aqui na regiao ou SP

    Responder

  4. Dr Bruno, tem alguém em
    São José dos Campos ou próximo daqui que realize esse tratamento igual ao seu?

    Responder

  5. Saberia informar alguma clínica que trabalhe com sua técnica de terapia regenerativa na cidade de Salvador – Bahia? Ou quem usa, como terapia regenerativa das articulações, a ozonioterapia?

    Responder

  6. Boa noite Dr, minha mae esta com artrose no quaril onde o medico me informou q ela tera que fazer uma cirurgia para colocar uma prosete, mais me veio a preocupacao e a seguinte pergunta, será que a unica solucao dela é a cirurgia, segundo o medico os ossos estao em atrito, onde ja esta causando um sisto.

    Responder

  7. Bom dia Dr Bruno
    O senhor aceita o Plano Unimed
    Achei muito interessante o artigo, estou com artrose no quadril direito com começo de dores e gostaria de saber melhor sobre esse tratamento. Tenho todos os exames de imagem e fui aconselhado por dois médicos a não realizar a cirurgia. Desde já agradeço.

    Responder

  8. Boa noite doutor Bruno Rabello
    Tenho 47 anos estou sofrendo com coxartrose bilateral femural e tenho uma osteartrose e discopatia degenerativa na l1 e l5 , cheguei à internar no hto dona lindu em Paraíba do Sul e passar por infiltração no quadril os dois lados, tive em casa durante o repouso sim um pequeno alívio das queimacoes no lado quadril e fisgadas na virilha.. Mais voltei a sentir fisgadas no joelho e na região do gluteo , irradiando até os pés com formigamento e rigidez dos dedos e dormencia e as vezes queimação no calcanhar. A dormencia nas pernas e fraqueza e rigidez, principalmente na coxa parte superior até o joelho , dando parecer o nervo estirado. Dia 20-05 estarei retornando em hto dona lindu , para uma revisão da infiltração no quadril gostaria que o senhor me avalia-se se devo continuar a infiltração ou como através de RAIO X e TC do quadril foi confirmado deformidades na cabeça do fêmur tipo CAM, cistos e inflamação e pouca cartilagem . Se ainda tenho crises de 3 à 4 por semana , e medicamentos em casa MUSCULARE 10MG, GABAPENDINA
    300MG , AMYTRIL 25MG,COQUIS 200MG , MAXSULIDE 400MG e não estão surtindo efeito , tenho crises e fica dormente as vezes as duas pernas , alivia só no hospital com uso TRAMAL DE 50MG A 100MG, DEXAMETASSONA, CETAPROFENO,VOLTAREM E DIPIRONA, alívio por apenas um dia à dois , sendo que não posso ficar muito tempo deitado , sentado ou em pé aí vem as crises. O que o senhor pode analisar e fazer por mim, se devemos continuar infiltração ou partir para uma Videoartroscopia ou artroplastia total, não aguento mais ter crises e ter que injetar medicações fortes, e ir no hospital toda semana mais de um dia por semana, já venho com crises desde 2014 com a discopatia degenerativa e 2018 descobri através de Tc do quadril a coxartrose bilateral do quadril por provável Impacto femoacetabular. Quero parar de sentir dor, e ir ao hospital toda semana, de poder voltar a andar normal sem muleta, de pode correr, pedalar, nadar praticar esportes ter qualidade de vida e imobilidade.

    Aguardo sua atenção
    Obrigado

    Responder

  9. bom dia , tenho 58 anos tenho artrose no quadril há 7 anos gostaria que me indicassem um médico especialista aqui em Curitiba , segundo os médicos tenho uma problema no quadril que afetou inclusive meu joelho ( artrose ) .Obrigada .

    Responder

  10. Sofro com artrose no quadril fui indicada a cirurgia mais antes gostaria de tentar outras alternativas o Dr acha que pode ser feita o PRP a celular regenerativa.Me ajuda?

    Responder

  11. Dr.Bruno, Boa noite!
    Tenho artrose nos 2 quadris e já estou sem poder caminhar normalmente, inclusive com indicação médica de artroplastia total do quadril esquerdo, o senhor acha que posso obter bons resultados com algum outro tratamento alternativo?

    Responder

  12. Dr. Bruno

    Tenho coxa artrose e desgaste na L4,L5 e L6, é possível fazer tratamento com celulas tronco? Tem algum medico em Araraquara, interior de São Paulo que faz este tratamento?

    Responder

  13. Dr. Bruno

    Sou de São Paulo. Tenho 32 anos. Sinto dores muito intensas. Achei muito interessante o método. Se possível gostaria de maiores informações.
    Obrigada

    Responder

  14. Olá Dr Bruno!
    Sou de Santos, tenho 39 anos esportista, dentre tudo que faço atualmente sou tenista jogo 4x por semana. ja fui em 3 especialistas de quadril em SP, dois me disseram que eu tenho sindrome de impacto coxofemural bem como um desgaste de cargilagem e no quadril direito um leve bico de papagaio e alguns cistos. O terceiro médico informou que tenho uma artrose estabelecida em abos quadris pouco mais acentuada no direito.
    Por hora não sinto dor nenhuma, faço trabalho de fortalecimento muscular membros inferiores 2x por semana e RPG, estou tomando também os famosos protetores de cargilagem ( glucosamina e condroitina ).
    Fazendo um trabalho muscular firme posso continuar minhas atividades em especial tenis com mesma frequencia/intensidade?
    ps: em exame clínico foi diagnosticado pequena limitação de movimento no quadril direito ( rotação interna ).
    estou pensando seriamente em visita-lo, quero fazer um acompanhamento e atuar de forma preventiva visto ser mto novo ainda.

    Responder

  15. Bom dia.
    Tenho 51 anos e a 3 diagnosticada como ostoponia no quadril direito. Verifiquei que está dor agravou Após um tombo. Fiz tomografia e não deu fratura. Retirei o útero em 2013 e não posso fazer reposição hormonal. Fui ao reumatologia fiz até exame de lupos e tomografia de crânio p afastar outras doenças. Voltando ao ortopedista ele me passou UC2. Minha vitamina D deu insuficiente e tb estou tomando. Mas as dores so se agravam. Era uma pessoa muito dinâmica e agora só choro. O Senhor atende algum plano de saúde. Não gostaria de operar com prótese. Me socorre

    Responder

    1. Olá
      No link contato do site estão os locais de atendimento e os telefones de contato. Importante esclarecer que osteopenia ou osteoporose não se enquadram em uma indicação direta de artroplastia. Abraço

      Responder

      1. boa tarde ,Dr. eu joguei futebol muitos anos profissionalmente , e em 2009 sofri um acidente de moto aonde agravou de mais minhas dores na frente da coxa esquerda ,em 2011 operei e fiz atroscopia com celula tronco, mais na obtive bons resultados ,e ai deste entao vem agravando as dores nestes longos quase 07 anos , já tentei de tudo fisioterapias diversas , tratamentos tudo mesmo somente choques e ondas de choques que aida nao passei, hj tenho dores insuportaveis nos 02 lados ,e desde de que operei ando de bengalas nao consegui tirar ela da minha vida mais essa ano passado as dores agravaram mesmo ainda mais ai estou usando 02 bengalas agora. tem algum tratamento sem ser cirurgico para um estado avançado de artose nos femour ????? aguardo grato…. L
        uiz Salomão

        Responder

        1. Olá
          Teria que ver seus exames atuais e te examinar mas pelo relato me parece um quadro bastante avançado.O ideal seria nos encontrarmos para definir a opção mais adequada para o seu caso visando retomar qualidade de vida. Grande abraço

          Responder

  16. Olá Dr. Bruno,
    Descobri por esses dias que tenho artrose no quadril, tenho 54 anos, já faço exercícios há anos (musculação e pilates) e corro de 5 a 7 km umas duas vezes por semana. Gostaria de manter meu ritmo de vida. Gostaria de saber se o custo do tratamento é muito alto. Obrigada

    Responder

  17. bom dia Doutor Tenho achatamento na cabeca do femur necrose ossea com dores intensas de dia e anoite o tratmneto com as plaquetas derve para meu caso? obrigada pela resposta

    Responder

    1. Olá
      A presença de colapso na minha opinião é um fator contra a medicina regenerativa. Vejo a artroplastia como um procedimento com resultados muito interessantes para esse tratamento. Os resultados mais interessantes com a medicina regenerativa estão nos estágios pré colapso. Grande abraço

      Responder

  18. Gstaria de saber se h[á convênio Unimed Rio plano Delta?
    Tb seria interessante o endereço e o telefone.
    Tenho uma artorse de quadril, na perna esquerda que já possui uma protese no meio do femur, enfim acho que com 77 anos talvez não seja conveninet operar, mas necessito de uma avaliação. Att Milton

    Responder

    1. Olá
      Atendimento pela Unimed na clínica Tijutrauma. Endereço e telefone estão disponíveis no site no link contato.
      Tenho vários pacientes octagenários submetidos a artroplastia com resultados surpreendentes. Vários parâmetros devem ser avaliados.
      Grande abraço

      Responder

  19. Olá Dr. Bruno.
    Aproximadamente 4 anos trato uma tendinite no Aquiles e a pouco tempo descobri que o mesmo está parcialmente rompido. Gostaria de saber se tem alguma indicação do tratamento com PRP?

    Responder

  20. Dr. boa noite!

    Estou com osteneocrose da cabeça femural (15 a 20% comprometida) , identificado pela RNM, e ainda, apresentou no Raio X colapso inicial da cabeça femural. Gostaria de sobrevida para realizar a prótese, portanto, pergunto se este tratamento poderia ajudar a retardar tal procedimento.

    Responder

    1. Olá
      Normalmente os resultados com a medicina regenerativa nos casos de osteonecrose com colapso não são positivos, e na minha opinião tampouco a melhor indicação. A perda da sustentação óssea da cartilagem é um fenômeno complexo que mesmo com a regeneração óssea torna improvável a regressão. Assim sendo a Artroplastia torna se a opção mais indicada com excelentes resultados.
      Tenho alguns casos que realizei a correção do colapso de forma aberta com a medicina regenerativa associada e com boa evolução. No entanto essa é uma técnica que desenvolvi com resultados ainda sendo observados. Abraço

      Responder

  21. Dr. Minha mãe tem indicação de cirurgia para colocação de prótese no quadril. Mas ela tem muito medo da cirurgia até porque ela faz uso de anticoagulante contínuo e dessa forma há maiores riscos na cirurgia. Tem algum médico que trabalha com essa terapia alternativa em Fortaleza?

    Responder

  22. BOA NOITE ,
    Prontuário: 338521
    Fila: QUADRIL
    Sub-Fila: ARTROPLASTIA PRIMÁRIA NÃO OPERADA
    Sexo: MASCULINO
    Data da Pesquisa: 04/05/2017 00:00:30
    AGUARDANDO CHAMADO 279°aguardando chamado.ESTOU HÁ MUITO TEMPO ESPERANDO NA FILA DO INTO , ESSE TRATAMENTO FUNCIONARIA PARA MIM ? ATT JORGE LUIS

    Responder

  23. Prontuário: 338521
    Fila: QUADRIL
    Sub-Fila: ARTROPLASTIA PRIMÁRIA NÃO OPERADA
    Sexo: MASCULINO
    Data da Pesquisa: 04/05/2017 00:00:30
    AGUARDANDO CHAMADO 279°aguardando chamado. , ESTOU HÁ MUITO TEMPO NA FILA , ESSE TRATAMENTO PODERIA ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA ?

    Responder

  24. Doutor Bruno
    Meus joelhos rangem demais ao serem flexionados e ultimamente tenho sentido dor quando preciso deles para andar de bicicleta ou caminhar. Tento ter uma vida ativa em exercícios porém meus joelhos estão me impedindo de alguns movimentos.
    Tive uma lesão na coluna também quanto tive meu filho de parto normal que acabei perdendo líquido aminiotico.
    Já procurei especialistas para ambas as situações, coluna fiz tratamento fisioterápico e do joelho especialistas informou que não tinha o que fazer…
    Terias alguma clínica em Joinville/SC
    Muito obrigada.
    Dayana.

    Responder

    1. Olá
      A alteração no joelho parece uma condropatia patelar ou condromalacia mas somente o exame clínico e imagens ajudariam a fechar o diagnóstico. Normalmente o tratamento biomecânico associado ou não a terapia viscobiológica tem bons resultados. Atendo no Rio de Janeiro
      Abraço

      Responder

  25. Olá Dr. Rabello! Tenho artrose grave no quadril esquerdo e passei com um médico aqui em SP que também faz PRP. Ele disse que no meu caso esse tratamento não resolveria, a cabeça do fêmur está bastante deformada. Lendo seu artigo fiquei otimista, no entanto até mesmo as consultas para se ter uma opinião são caras o que me deixou desanimada. Vocês têm bons resultados em casos avançados? Inclusive minha perna e quadril ficaram um pouco tortos.
    Agradeço a atenção!

    Responder

    1. Olá
      A terapia biológica tem melhores resultados nos estudos nos estágios iniciais ou intermediários da doença degenerativa. Pacientes com grandes alterações nos exames de imagem, limitação, dor e alteração biomecânica tem resultados excelentes com a artroplastia.
      Grande abraço

      Responder

  26. Olá Dr. Meu nome é Ronaldo, fui diagnosticado com artrose no quadril direito, e gostaria de saber o preço para esse tratamento de recuperação da articulação grato.

    Responder

    1. Olá Ronaldo
      O valor do tratamento irá depender da sua avaliação clínica e radiográfica para determinar o estágio do processo degenerativo. Tenho protocolos diferentes para os diferentes estágios da doença. Grande abraço

      Responder

  27. Boa tarde Dr. Bruno Rabello, nesse período de 2 anos fui diagnosticado por vários médicos em ter artrose no quadril direito, quero fazer o possível, a fim de não precisar colocar prótese. Atualmente me incomoda o joelho direito, em sendo assim precisarei fazer o procedimento de PRP nas duas articulações ou fazendo no quadril a dor no joelho tende a desaparecer.
    Atenciosamente, Renato Hora

    Responder

    1. Olá Renato
      A medicina regenerativa utilizando as terapias viscobiológicas possue diferentes protocolos e os fatores de crescimento são parte de alguns protocolos. Com relação a melhora da dor no joelho depende se ela é primária ou secundária ao quadril.
      Grande abraço

      Responder

  28. Oi Dr. Tenho artrose coxofemoral a uns 6 anos, devido a displasia. Esse tratamento pode funcionar no meu caso? Tive uma avaliação de grau 03 de desgaste, será que mesmo assim funcionária?? Moro no MS, gostaria de uma prévia de custos tb, pra daí depois ver se compensa.

    Responder

    1. Olá
      A indicação depende de vários critérios como arco de movimento, qualidade de vida, seus anseios e a avaliação radiográfica. Tenho alguns pacientes com artrose avançada que tem certo benefício com o procedimento mas de forma geral, o que é cirúrgico não muda. Em resumo é complicado avaliar a viabilidade desse tratamento sem esses critérios todos juntos. Abraço

      Responder

  29. Dr. Bruno… poderia me informar se existe alguma clínica ou ortopedista em Brasília que trabalhe com a terapia celular regenerativa ?
    Grato.

    Responder

  30. Olá Dr.Bruno
    Tenho coxa artrose e gostaria muito de fazer esse procedimento, ficaria muito grato se o Senhor me acompanha se e me indica se, muito obrigado Dr.Bruno Deus o abençoe !!!

    Responder

  31. Bom dia Dr. Bruno,
    Meu marido José Roberto tem desgaste no quadril, sofre muita dor, se limita de tudo. mas com dor, ele tem 64 anos, ortopedistas dizem que será necessário uma prótese.
    Agora, outro ortopedista sugeriu PRP, esse procedimento da bom resultado?

    Responder

    1. Boa noite. Dependendo do estágio e limitação causada pela artrose a terapia regenerativa pode ajudar a melhorar as queixas de dor e mobilidade. Outra indicação para esse tratamento é para aquele paciente que mesmo com indicação de Artroplastia gostaria de tentar uma outra opção preservadora. Tudo depende da avaliação clínica, radiográfica e do que ele almeja com o tratamento. Não vejo o PRP isolado a melhor opção para essa opção conservadora. Grande abraço

      Responder

  32. Olá! Dr.Bruno Já fiz artroplastia no quadril esquerdo há três anos e necessito tbm de fazer no quadril direito! Sinto muita dor mesmo no q já operei! Gostaria de iuma consulta ! Moro em Rio das Ostras! Onde é o local mais próximo para me atender? Muito obrigada Marinete

    Responder

  33. Boa tarde, Dr. Bruno!

    Minha esposa sofre de uma dor interminável com a bursite e tendinite no quadril. Já tentamos inúmeros tratamentos, porém todos sem sucesso. Ela tem uma vida limitada, sem poder carregar os filhos, fazer qualquer atividade física ou ainda que exija um esforço de seu corpo. Lendo seus artigos me interessei pelo assunto e gostaria de saber se este tratamento existe em SC, pois somos de Joinville. Caso não, como podemos contatá-lo para um diagnóstico mais preciso e se o PRP pode ajudar minha esposa.

    Aguardo seu contato,

    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Boa noite Edgar
      Tenho um grande amigo em Porto Alegre que poderia ajudar. Caso contrário é imperativo o exame físico e imagens para definir a possibilidade da terapia regenerativa. Abraço

      Responder

  34. Dr,fiz uma artroscopia de quadril com VC em 2008,mas meses depois voltei a sentir dores e até hoje vivo entre remédios para dor e fisioterapia,gostaria de tentar a prp.

    Responder

  35. Boa noite Dr. Bruno, passando mais uma vez pra agradecer a mudança radiacal que tive em minha vida após artroscopia de quadril feita ha 1 ano a trás . Eu sempre tive fé de que um dia eu voltaria a andar , ter meus movimentos de volta , mas ao lhe conhecer , a minha fé e a confiança no seu trabalho , ficaram muito mais forte . Vc acreditou que poderia trazer de volta a qualidade de vida e trouxe devolta os movimentos que eu havia perdido aos meus 10 anos de idade e hoje aos 31 , eu me sinto rejuveneciso fisicamente . Um forte abraço do seu Paciente /amigo e obrigado por não ter desistido de mim. Vc é o melhor ! A gente se vê, tenho consulta pra marcar com vc ainda esse ano.

    Responder

  36. Existe este tratamento em SP?
    Fui diagnosticada com artrose de quadril e candidata a protese….acordo com dores a noite … E terrivel… Teria como fazer este tratamento em SP?Tem alguma indicaçao de clinica ou medico
    Grata
    Malu

    Responder

    1. Bom dia. Sim.
      Em São Paulo indico o Dr Carlos Henrique bittencourt. Ele é um dos pioneiros da terapia celular no Brasil. Basta visualizá lo no Google. Grande abraço e boa sorte

      Responder

  37. sofro de artrose de quadril em estado avançado,posso fazer esse procedimento ?

    Responder

    1. Boa tarde
      de forma geral o tratamento para a Artrose em estágio avançado é a artroplastia. O tratamento com terapia celular regenerativa pode ser utilizada, com diversos relatos na literatura e na prática pessoal, visando diminuir os sintomas de dor e com isso protelar um procedimento maior.
      Baseado nisso, vejo a terapia celular como uma opção terapêutica mesmo em casos severos de artrose mas a avaliação clínica e radiográfica são essenciais para determinar o prognóstico do tratamento. Abraço

      Responder

    1. Boa noite
      dependendo da causa básica da dor no punho o tratamento com terapia celular pode diminuir os sintomas relacionados a sinovite por degeneração articular. Abraço

      Responder

    2. Boa noite … Tenho sofrido com dores violentas , por desgaste nas regiões dos quadris coxo femurais e pélvis. Não aguento tomar tantas medicações, já tive até hepatite medicamentosa. Por favor alguém me ajude mal possa andar . passo as noites indo de quatro a cinco vezes ao banheiro , se a bexica fica com líquidos a dor da pélvis é insuportável. Me ajudem.

      Responder

      1. Boa tarde. É importante a avaliação do especialista pois existem formas de tratar a artrose do quadril que podem melhorar e muito sua qualidade de vida. Leia sobre as opções terapêuticas atuais da artrose. Grande abraço

        Responder

  38. Achei a proposta muito interessante, sofro de dores no quadril há cerca de 3 anos, desde então tenho feito fisioterapia com o intuito de fortalecer a massa muscular do glúteo médio é mínimo para sanar o problema, porém o que sinto é uma discreta melhora , mas não a cura , sofro todos os dias dores no quadril principalmente quando acordo pela manhã e somente ao longo do dia sinto alguma melhora.
    Gostaria de saber mais sobre o tratamento e onde posso fazê-lo.
    At
    Claudia

    Responder

    1. Boa noite Cláudia
      obrigado pelo interesse no tópico. Tudo depende da causa básica da dor, isto é,se articular ou está relacionada a musculatura dos glúteos. Os resultados com relação a melhora do padrão da dor são bem interessantes mas somente após avaliação dos exames e o exame clínico seria possível dar um parecer mais concreto. Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *