Artrose do quadril em pacientes jovens: Artroplastia como opção

Tempo de leitura: 1 minuto

A cada ano atendo no consultório mais pacientes jovens, isto é, com idade inferior a 60 anos portadores de artrose no quadril. As causas principais são as secundárias ao impacto femoroacetabular, osteonecrose e doenças da infância com Legg Perthes, epifisiólise e artrite séptica e a artroplastia do quadril é uma opção real e cada vez mais realizada no Mundo.

Trabalho de 2017 mostrando a aumento do número de artroplastias do quadril em pacientes jovens.

Essa realidade bate com os trabalhos epidemiológicos publicados de diferentes países e que mesmo com o avanço das técnicas de preservação articular, o número de artroplastias vem aumentando nas últimas décadas, com destaque maior nessa faixa etária.

Isso pode soar preocupante mas também posso interpretar da seguinte forma. Mais pacientes que esperavam uma idade “mágica” para operar estão readquirindo suas qualidades de vida e seu direito de ser feliz, o avanço nos estudos de implantes com menor desgaste e acessos cirúrgicos menos agressivos para as estruturas musculares. Hoje vejo pacientes jovens portadores de prótese de quadril praticando esportes, viajando quando antes estavam limitado à medicamentos, receio de qualquer evento pela dor e quando não, utilizando auxílio para caminhar.

Trabalho que tem como conclusão os resultados clínicos e funcionais excelentes nessa faixa etária de pacientes.

Diversos trabalhos na literatura demonstram resultados fantásticos com a Artroplastia sendo a maior preocupação o desgaste do implante. Por isso é muito importante a escolha adequada da prótese. No entanto, vejo muitos pacientes preocupados somente com o tipo da prótese e pouco com a técnica, planejamento pré operatório e experiência do cirurgião. Quanto a isso deixo apenas uma reflexão: Do que vale a melhor prótese do mundo se não se tem a técnica adequada de realizá-la de forma a restaurar a anatomia?.

 

 

3 Comentários


  1. Como faço para realizar uma consulta? Tenho 34 anos, sou lupica em remissão e faço hemodiálise 3 vezes na semana. Fui diagnosticada com osteonecrose e bursite. Tenho um plano de saúde Appai onde me trato com dois ortopedistas e apenas um conseguiu me passar um colágeno com condroitina que surtiu algum efeito, mas ainda estou impossibilitada de fazer caminhadas e sinto dores.

    Responder

  2. Dr. Bruno Rabello, eu sou David Barreto Cordeiro, tenho 24 anos, e sofro muito com dores no quadril, principalmente na perna esquerda..
    Moro em Carapebus , Estados do Rio de Janeiro, Norte Fluminense.
    Eu já estive no hospital Dona Lindu, inclusive o senhor me atendeu, e me deu um encaminhamento pro ( Into. Do Rio de Janeiro.. )
    Só que não tivéssemos resposta, e estou até agora sem saber oq fazer..
    Sofro muito com as dores rotinamente, tem dias que mal consigo dormi, devido tantas dores.. Infelizmente minha família e de baixa renda, não temos condições nenhuma de está pagando uma cirurgia.. Ser o senhor puder ajuda de alguma forma ficarei muito grato, feliz e contente, mas ser não puder vou entender tambem.. Sei que vc é bastante ocupado, ainda mas uma profissão como a sua com tanta importantecia.. O Senhor faz um belo trabalho, ajudando as pessoas.. Parabéns pelo lindo serviço, tem ajudado muito gente, tirando dúvidas é fazendo decisões corretas..
    Por favor responde Meu comentário .
    Necessito e preciso muito da sua ajuda. Deus abençoe vc e sua família, sucesso na sua vida e pro seu canal também.
    Deus continue iluminando o seu caminho, protegendo, livrando de todo mal, muitas conquistas e sonhos realizados.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *