Luxação da Prótese de Quadril – Como evitar?

Luxação da Prótese de Quadril – Como evitar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como se avalia a estabilidade na prótese de Quadril? E porque isso é tão importante?

Como demonstrado no vídeo acima, a avaliação da  estabilidade é um dos tempos mais importantes durante a cirurgia de artroplastia ou prótese total do quadril e determina que a colocação dos componentes foi inserida na posição anatômica correta e com a tensão adequada da musculatura, principalmente do glúteo médio. O posicionamento irregular do componente acetabular e/ou femoral irá determinar a instabilidade ou luxação durante o teste, e não sendo corrigida, irá determinar uma das complicações mais temidas após a cirurgia de prótese de quadril, a luxação de prótese.

A seleção adequada do implante, preparo adequado do osso e a experiência do Cirurgião e equipe, principalmente nos casos complexos como displasia ou sequelas de fraturas. Percebam que realizo a avaliação da estabilidade em diferentes direções e graus extremos de movimento, sem em nenhum momento fazer qualquer tipo de contenção na prótese em si, e isso é muito importante pois mimetiza os movimentos a serem realizados pelos pacientes durante sua vida após a cirurgia.

Outro ponto importante, não há nada que o paciente possa fazer para melhorar essa estabilidade pois está diretamente relacionada a técnica cirúrgica! Infelizmente vejo muitos casos em que o posicionamento da prótese ao Raio X está equivocadamente posicionada e isso justifica a instabilidade no pós operatório. Muitas vezes o paciente também realiza um movimento extremo que pode levar a luxação da prótese, por isso todos os meus pacientes são exaustivamente orientados sobre o protocolo de recuperação pós operatório, visando minimizar esse risco. A causa da luxação deve ser bem avaliada pois irá determinar o melhor caminho a ser seguido.

Doutor, o que é Luxação de Quadril?

Luxação da Prótese de Quadril é quando a cabeça femoral sai do seu contato com a acetábulo, seja polietileno ou cerâmica.

O paciente normalmente ficará com o membro operado encurtado, com uma rotação fixa do pé, incapacidade de realizar movimentos ou ficar de pé, tanto pela dor como também pela impossibilidade de mexer a articulação. 

Doutor, minha prótese luxou, o que eu faço?

Nos casos onde se suspeita de Luxação de Prótese de Quadril, o paciente deve ser conduzido até uma emergência para que se possa fazer um Raio X do quadril visando avaliar a hipótese diagnóstica e entrar em contato com o cirurgião ou equipe  tão logo quanto possível.

Prótese luxada onde foi tentada a redução sem anestesia, ainda na emergência, levando a soltura da cabeça e do componente femoral.

Uma vez comprovada a luxação o cirurgião irá definir a melhor conduta que pode ser desde a redução ou colocação da prótese no lugar, tanto sob tração com anestesia ou por acesso cirúrgico. Por isso, Não autorize que médicos sem experiência, conduza o seu caso, sem o conhecimento do seu cirurgião.

Sempre realizo o procedimento no centro cirúrgico com toda a equipe disponível para qualquer uma das possibilidades.

Após a colocação da prótese no lugar, a causa básica deverá ser investigada. nos casos de instabilidade recorrente ou soltura/posicionamento inadequado dos implantes, uma revisão de artroplastia pode ser o melhor caminho para adequação dos componentes.

Nos casos de luxação por fraqueza da musculatura estabilizadora do quadril ou pacientes pouco cooperativos, a prótese constrita ou as de dupla mobilidade são as minhas preferências.

Radiografia de prótese constrita bilateral em paciente com insuficiência muscular importante e artrose dos quadris.

Doutor, Quais as medidas que pode ser tomadas durante a cirurgia para diminuir esse risco?

A avaliação da amplitude dos movimentos ainda durante o procedimento cirúrgico é um dos passos mais importantes da cirurgia de Prótese Total do Quadril. Quando realizada, as chances de luxação são muito menores, e é possível permitir que o paciente terá um arco de movimento muito próximo do normal no pós-operatório, se a função muscular for preservada.
A estabilidade e o menor trauma muscular durante a intervenção cirúrgica tem relação direta com a segurança na retomada da caminhada e outros exercícios físicos, assim como na qualidade de vida dos pacientes.

Dr Bruno Tavares Rabello

Membro da SBOT/SBQ/ISHA/ICRS

Chefe do Grupo de Cirurgia do Quadril do HTO- Dona Lindu

PS 1: Se você achou interessante este artigo e acha que pode ajudar outras pessoas, CLIQUE AQUI ABAIXO e compartilhe nas redes sociais. Algum paciente com dor pode ficar-lhe grato pelo favor de aliviar o seu sofrimento.

PS 2: Caso necessite saber os locais de atendimento do Dr. Bruno Rabello, poderá encontrá-los clicando AQUI.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.