Você acha que “passou da idade” para colocar uma Prótese de Quadril?

Você acha que “passou da idade” para colocar uma Prótese de Quadril?

Tempo de leitura: 4 minutos

Qual a idade Máxima para se colocar uma Prótese de Quadril?

Todo dia a gente aprende um pouco nessa vida, não é verdade?… e hoje vou contar um caso para vocês que operamos há algumas semanas atrás. A história dessa família mudou a minha opinião sobre a idade limite para se operar um paciente idoso. Hoje, durante a consulta de revisão da cirurgia, pude confirmar que fizemos a escolha certa.

 😎 Se você acha que já está velho de mais para fazer uma cirurgia ortopédica, tenho certeza que você vai gostar dessa história. 😎

Existe Idade Máxima para se colocar uma Prótese de Quadril?

Alguns colegas podem nos chamar de “loucos” por arriscar operar uma pessoa com idade tão avançada. Mas o que você faria se um senhor de 93 anos, lúcido, trazido por familiares, viesse até você pedindo para operar? O que você faria diante de uma pessoa implorando para colocar uma Prótese de Quadril, pois não aguenta mais tanto sofrimento e dor?

99 % dos cirurgiões que eu conheço diria Não. Diriam para procurar outra forma de tratar, se encher de remédios ou mesmo aguentar a dor, uma vez que o paciente já é muito “velho” para essa cirurgia.

Eu, até bem pouco tempo atrás, concordaria com os meus colegas.

“É muito arriscado operar pacientes com idade tão avançada. Só em casos de risco de morte mesmo.” Pensava eu.

Pois bem, e quando o paciente de 93 anos diz pra você que prefere morrer se não operar, que não aguenta mais viver com aquela dor, que não aguenta mais viver sem conseguir fazer as coisas, o que você faria?

Fiquei quieto nos meus pensamentos por uns 2 minutos e pensei: caramba, o Marcus (meu anestesista) vai querer me “matar” quando eu passar esse caso para ele !!! Mas quem falou que na medicina as decisões são fáceis? Então comecei a lembrar que sempre falo para os meus pacientes, nas redes sociais e nas minhas palestras, que não há idade mínima para operar. E pelo visto agora, nem idade máxima.

 💡 O importante é a retomada da qualidade de vida. Então porque privar o paciente dessa possibilidade? Só pela idade dele?


Qual a relação da Família com o resultado da cirurgia de Prótese de Quadril?

Um outro fato que me chamou muito a atenção, e foi determinante para eu decidir operar um senhor de 93 anos foi a Família dele… e que Família… Família

Os netos estavam sempre envolvidos, preocupados em conseguir alguém que tivesse a experiência e “vontade” para ajudar a aliviar o sofrimento daquele senhor. Fiquei realmente impressionado com o envolvimento deles.

Hoje em dia é muito raro você encontrar filhos e netos envolvidos com a saúde dos avós. Quanto mais indo na consulta médica e se juntando para pagar os custos hospitalares. Por isso, fiquei emocionalmente envolvido com a Família.

Hoje, já estamos com algumas semanas da cirurgia. E ele simplesmente largou a cadeira de rodas e os remédios para dor.  Ao vê-lo CAMINHANDO da sala de espera até o consultório, pude experimentar uma sensação única dessa profissão. Uma sensação de “dever cumprido”. 😆


Então, para terminar gostaria de deixar 4 mensagens que aprendi com esse caso:

A Primeira mensagem é:

1- Você adulto jovem de hoje, a Família que você está construindo vai te acompanhar a uma consulta médica quando você estiver com 80, 90 anos? Dê Atenção HOJE aos seus filhos para que eles lembrem de Você AMANHÃ. Só para constar: Atenção é diferente de presentes ou dinheiro.

A Segunda mensagem é:

2- Você idoso de hoje, está buscando melhorar sua vida com coragem, de forma ativa, ou busca um milagre através de pílulas de analgésicos? Está realmente lutando ou está se entregando na cama?

A Terceira Mensagem é:

3– O que você está fazendo para cuidar do seu corpo? Até que idade você gostaria de viver? Como pretende chegar lá? Se você deseja chegar a idade avançada e com saúde, RETIRE HOJE os hábitos danosos ao seu organismo e comece a dar mais atenção ao único corpo que você tem. Pois é com ele que você vai andar por muitos anos.

A Quarta mensagem vai para os colegas médicos:

4- Prezados colegas médicos montem uma equipe de bons profissionais. Que te proporcionem a segurança que você precisa para mudar esse paradigma de que idade avançada é contra indicação para cirurgia.

Essas são as mensagens que eu queria deixar para reflexão deste caso. O caso que marcou a minha vida como médico cirurgião e especialista de quadril nos últimos tempos. Espero que tenham gostado.

Para terminar, deixo aqui o vídeo do senhor Nicanor mandando um beijo para a sua neta, logo após o término da cirurgia. 😆

Se você gostou dessa história, curte aí e compartilha nas redes sociais. Talvez você possa ajudar a aliviar o sofrimento de mais alguém.

Forte abraço.

 

 

Locais de Atendimento do Dr. Bruno Rabello

6 Comentários


  1. Boa tarde
    Gostaria de saber se dr.Bruno,aceita plano de saúde.
    Obrigada

    Responder

  2. Desculpe importuná-lo. É chato ficar perturbando o ortopedista, pois, o médico, além de ter a vida corrida, tem várias atividades para realizar, não vai passar o dia todo respondendo indagações. Compreende-se a posição do esculápio, mas, a quem apelar, se necessitarmos de favor, opinião do esculápio e se o asclépio não puder nos atender?
    Só para saber…
    Qual é a cirurgia ortopédica de maior complexidade?
    Que fórmula matemática (software de computador) se usa para calcular o ângulo de inserção da prótese?
    Que programa de computador se usa para planejar a cirurgia de artroplastia?
    Quando usarão a robótica para realizar artroplastia?
    Cirurgia para colocação de prótese no joelho é menos complicada que cirurgia para colocação de prótese no quadril?
    Dá mais trabalho para colocar prótese no joelho ou no quadril?
    O mecanismo do joelho é mais complexo que o mecanismo do quadril?
    Como fazer para que a epífise da cabeça do fêmur não infarte?
    A quantidade de ortopedistas do sexo feminino que se especializam hoje no Brasil em artroplastia de quadril ainda é bastante diminuta. Por quê?
    Quando a prótese sai do lugar, a pessoa sente muita dor? Não pode se mexer?
    O que o ortopedista faria diante uma pessoa de 93 anos de idade lhe implorando para colocar uma prótese de quadril? E quando o paciente de 93 anos diz para o ortopedista que prefere morrer se não operar, que não aguenta mais viver com aquela dor, que não aguenta mais viver sem conseguir fazer as coisas, o que o ortopedista faria? E se a pessoa de 93 anos de idade não dispor de plano de saúde, o ortopedista realizaria a cirurgia para esta pessoa de 93 anos de idade, de graça, pelo Sistema Único de Saúde?
    Escopo do questionário: esclarecimento, só para saber, pois, perguntar, não ofende, ofende?
    Responda, por obséquio. Grato.
    Este endereço foi encontrado através de pesquisa na internet.
    Renato tem 54 anos de idade. É deficiente físico. Portador da síndrome de Legg Calve Perthes. Fará cirurgia para colocar prótese no quadril. Tem baixa mobilidade nas pernas. Sente dor nos quadris. Caminha com auxílio de bengala, andador. Mora sozinho. É autodidata. Não entende nada de medicina. Qualquer pergunta que Renato tece, incomoda a psique alheia. Raramente Renato recebe respostas para as suas perguntas.
    Renato Monteiro
    Edifício Residencial Porto Seguro
    Rua Caetano Marchesini, 281 – Apartamento: 202
    Bairro: Portão
    CEP 81070-110 Curitiba – Paraná
    Telefone: (41)21014957

    Responder

  3. Olá
    Estarei passando por uma ATQ nos próximos dias,e ainda não encontrei ngm pra dividir experiências. Fui encaminhado do INTO dona Lindu para o INTO-Rj,acredito que encontrarei tbm grandes profissionais. O Dr Bruno me indicou a prótese de cerâmica,a qual não tinha disponível no INTO dona Lindu. Quanto tempo dura essa prótese? Tenho 38 anos e meu trabalho necessita de subir muitas escadas. Quanto tempo pra voltar ao trabalho? Obg e que Deus continue vos abençoando!

    Responder

  4. Nós agradecemos a toda equipe medica, pela dedicação e cuidados prestados ao nosso avô.
    Desde o preparo até às revisões, sempre atenciosos e prestativos.
    Não seria possível sem a qualificação, especialidade e experiência do Dr. Bruno, Dr. Marcus e toda equipe medica.
    Muito obrigada!

    Responder

    1. Foi um prazer muito grande conhecer vocês e uma grande lição de vida para todos nós essa história. E exatamente por isso que estamos compartilhando com outras pessoas esse aprendizado de vida. Espero que tenham gostado da homenagem. Um forte abraço a todos. Dr. Marcus Teixeira.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *